sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Concreto Resfriado


Concreto gelado, ou melhor, resfriado é aquele que tem a temperatura de lançamento reduzida, através da adição de gelo à mistura, em substituição total ou parcial da água da dosagem.

Para se fazer este tipo de concreto, o gelo deve ser moído e ficar à disposição da central dosadora em caminhões frigoríficos. Ele só deve ser colocado no caminhão betoneira, momentos antes da carga.

Sua adição tem como objetivo principal, a redução das tenções térmicas, através da diminuição do calor de hidratação nas primeiras horas. Este procedimento, além de evitar fissuras, mantém por mais tempo a trabalhabilidade e gera uma melhor evolução da resistência à compressão.

O concreto resfriado é mais utilizado em estruturas de grandes dimensões, ou seja, barragens, alguns tipos de fundações, bases para máquinas e blocos com alto consumo de cimento.







Paredes de Dry Wall

    As paredes de Dry Wall tem ganhado espaço nas construções hoje em dia, por ser considerado uma construção limpa, ele é muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos e pode ser considerado com alta resistência mecânica e acústica assim, elevando o seu padrão de qualidade. Contando também com o seu ótimo isolamento térmico. 
    As placas que contem a parede, são especificada por cores, assim sendo o vermelho (se não me engano) para áreas com tendências a altas temperaturas, as verdes para áreas molhadas e as placas brancas pra demais áreas. 

    A utilização do Dry Wall na obra garante:
  • Flexibilidade para Projetos;
  • Alívio de carga na estrutura;
  • Limpeza no canteiro de obras;
  • Pouco desperdício;
  • Rapidez na execução;
  • Acabamento sem trincas;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Facilidade de acesso às instalações elétricas e hidráulicas;
  • Otimização do cronograma físico-financeiro da obra.
     
   O vídeo mostrará a aplicação dos Dry Wall's 






Fonte: Paredes de Dry WallDry Wall

Vidros

   Podemos perceber que o vidro hoje em dia está em tudo, desde nas janelas como até em decorações, ele tem ganhado força pela sua possibilidade de clarear e deixar com um aspecto mais bonito e elegante. Sendo que ele pode ser usado em outras coisas também, fora da construção, como em copo, jaras, mesas e etc.

  A história do vidro é interessante, pelo fato dele ter surgido a mais ou menos 4000 a.C., o que nos faz pensar, como eles fazia pra fundir o vidro e molda-lo do jeito que eles queriam? O ponto de fusão dele pode chegar é em torno de 1250ºC (muito quente, né?). Uma curiosidade que para cada 1000kg de vidro são utilizados 1300kg de areia.
  O vidro pode ser considerado um material que provoca pouco impacto no meio ambiente, por ele ser totalmente reciclável. 

  
Vantagens: 
  • Reciclável;
  • Higiênico;
  • Inerte;
  • Versátil;
  • Impermeável;
  • Transparente;
  • Difícil corrosão.




Fonte: Wikipedia

Mosaicos

   O que seria o mosaico? Mosaico ou arte musiva é palavra de origem alemã, embora a técnica seja antiquíssima. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plásticoareiapapel ou conchas), formando determinado mosaico. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.   Fonte: Wikipedia







  O que mais me chama atenção é como pode usar vários tipos de materiais e fazer desenhos lindos para decorar uma certa parte, como piscinas, banheiros, cozinhas ou algum enfeite mesmo.




Pastilhas de Vidro (lindas e fofas)

   Ei geeeente, muito tempo depois resolvo aparecer ou re-aparecer. Tudo de boa?? Deeeeeepois de muito tempo querendo postar sobre esse assunto mas não achando nada que me agradasse muito, ontem olhando alguns sites achei um 'coisa' bem interessante sobre essas coisinhas bonitinhas (ok, uso coisa pra definir verbos, substantivos e outras coisas a mais haha)

   
   Na decoração, a tendência agora é usar as pastilhas de vidro, podendo ser usado de várias formas, como mosaicos ou até em degradê, podem ser transparentes ou ainda com pigmentos o que permitem um acabamento extraordinário, criando ambientes de grande beleza decorativa, não só na sala de banho como na cozinha, também em murais de rara beleza. O revestimento das piscinas deixou de ser a pastilha de cerâmica, quase sempre azul, e passou a ser utilizada a pastilha de vidro com belos desenhos

   Elas tem sido muito usadas por conseguir preservar a sua cor e seu brilho durante o tempo, diferente das pastilhas de cerâmicas ou de porcelana que ao passar do tempo vão perdendo a cor e o brilho inicial. As pastilhas de vidro também são mais resistente a produtos químicos para a limpeza, como por exemplo o detergente e seu isolamento térmico é alto, o que evita a fissura quando as temperatura é alta. 
  Quanto ao preço, a pastilha de vidro há variações de valores, dependendo da composição do vidro. Temos pastilha de cristal, pastilha de de vidro reciclado e pastilha de de vidro composto com outros materiais.









sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Telhado Verde - Ecotelhados

    O que vem tomando conta e esperamos que tomemos mais conta do mercado, são os telhados verdes ou ecotelhados, ao meu ver os nosso lindos telhados não vieram só para trazer o designer melhor (se é assim que eu posso dizer, na verdade esqueci o que ia dizer) mas também eles vieram para poder ajudar o planeta, nos nossos centros urbanos que quase não vemos mais partes verdes, os telhados vieram para nos dar esse ar de uma coisa mais natural. Além de que eles trazem vários benefícios como:


  • Conforto térmico e acústico para ambientes internos;
  • Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica;
  • Aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana);​
  • Limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição;
  • Redução da poluição do ar pelo sequestro de carbono;
  • Esses telhados ajudam na diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo;
       Fonte: Eco Telhado






    Esperamos que essa moda pegue e que tenhamos um mundo mais sustentável né? 

   Beeeeijos para todos que vem aqui!! =DD

sábado, 1 de setembro de 2012

Concreto Translúcido

      Eei todo mundo que visita meu blog, hoje como já está no título, vou falar um pouquinho sobre Concreto Translúcido. Esse inovador tipo de concreto foi criado na Itália (criada pela empresa Italcementi, ok achei em milhares de lugares que foi criado na Hungria e agora fiquei na dúvida) e (não achei o ano e muito menos quando chegou aqui no Brasil :) ), na sua composição tem fibras ópticas misturadas com concreto auto adensável (é um tipo de concreto mais 'plástico', que tem uma alta trababilidade).
      O que eu achei mais interessante é que em dias ensolarados pode-se economizar energia elétrica e nas suas placas tem cerca de uns 50 furos e aqui no Brasil (sim, aqui *-*) o metro cúbico dele é por volta de 2,4 mil reais.






Espero que tenha ficado bonitinha a postagem, beijinhos. ;)